Sessão proposta por Marcelo Bandeira debate políticas públicas para juventude, na CM de GBA
Vereador líder da bancada do PSB, Renato Meireles cobrou da Prefeitura de Guarabira a criação de uma secretaria de juventude
A Câmara de Vereadores de Guarabira realizou sessão especial nesta quinta-feira (17), proposta pelo vereador Marcelo Bandeira (PSB), que discutiu políticas públicas para a juventude e o papel da sociedade no enfrentamento às mazelas que impedem o futuro dos jovens.
Marcelo Bandeira presidiu sessão que discutiu interesses da juventude (Foto: Da Net) |
“O Governo do Estado instituiu esse mês como mês da juventude. São várias as ações que estão sendo feitas, sessões especiais em várias Câmara e nós estamos fazendo a nosso papel de discutir as ações do Estado, dando espaço ao Município também”, disse o ator da propositura.
De acordo com Marcelo, foram convidados representantes de diversas entidades, de partidos políticas que tem um braço na juventude e também o movimento estudantil, representado pelos presidentes de grêmios estudantis.
“Nós fizemos questão de convidar os presidentes de grêmios estudantis e também tivemos o cuidado de convidar aqueles partidos políticos que tem representação jovem, como é o caso do PSB, PSDB, PT, PMDB porque condição de político a gente quer passar para a juventude a necessidade do vetor de transformação que é, inevitavelmente, a política. Um dos objetivos da sessão é dar ênfase, visibilidade a essas ações direcionadas à juventude e para isso nós contamos com a presença da secretária executiva de Juventude da Paraíba”, falou o parlamentar.
Os microfones da Câmara foram abertos para as falas dos presentes à sessão e vários se revezaram. Secretária executiva de Juventude da Paraíba, Priscila Gomes disse que um quarto da população paraibana é formada por jovens e admitiu existir uma dívida do poder público com os jovens, fruto da inércia de outras gestões.
“A população paraibana é composta de 25% de pessoas de 15 a 29 anos e a gente tem uma dívida histórica de outras gestões, da própria desestruturação dentro da política pública de juventude e a gente vem tentando correr atrás do prejuízo. A preço de hoje nós estamos realizando a terceira edição do mês da juventude, com mais de 200 atividades durante essa programação de agosto”, pontuou.
Gerente Regional de Educação, Silvana Rodrigues também usou da palavra e apontou uma série de ações voltadas aos jovens por parte do Governo do Estado e enfatizou o programa Gira Mundo como um marco importante na vida dos jovens que fazem intercâmbio com países da Europa e mencionou que mais uma vez jovens da região do Brejo foram selecionados para o projeto.
A Prefeitura de Guarabira foi alvo de críticas de estudantes e vereadores oposicionistas por não participar do debate com algum representante do Conselho Municipal de Juventude e pela ausência efetiva de programas de inclusão do jovem, mesmo reconhecendo a importância do transporte universitário que é disponibilizado pela gestão.
Vereador líder da bancada do PSB, Renato Meireles cobrou da Prefeitura de Guarabira a criação de uma secretaria de juventude na estrutura administrativa, lembrou que o programa de transporte de estudantes ainda não contempla a todos que necessitam do suporte da administração pública e criticou o descaso com o Conselho Tutelar.
Líder do prefeito na Câmara, Renato Toscano (PSDB) assegurou que vai entrar em entendimentos com o prefeito da cidade para que possa criar a secretaria, mas considerou injustas algumas críticas feitas, justificando que muito do que foi cobrado não é de responsabilidade da prefeitura de Guarabira.
Ao final, Marcelo considerou positiva a sessão especial e que muito se tirou de proveitoso para encaminhamentos e pautas de discussão em favor da juventude guarabirense.
Do Portal25Horas com Fato@Fato
Deixe seu comentário