Secretário que ordenou matança de cães em Igaracy, PB, é afastado do cargo
Prefeitura exonerou secretário atendendo à recomendação do Ministério Público
Cães foram sacrificados pela prefeitura de Igaracy, Sertão da Paraíba (Foto: Reprodução/TV Cabo Branco/Arquivo) |
Após recomendação do Ministério Público da Paraíba (MPPB), o prefeito da cidade de Igaracy, no Sertão, José Carneiro Almeida da Silva, exonerou José Carlos Maia do cargo de secretário de Saúde do município. A exoneração foi divulgada na noite dessa quinta-feira (9) e aconteceu em função do envolvimento do então secretário com a matança de mais de 30 cães.
A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação da Prefeitura de Igaracy. Ainda conforme a assessoria, José Carlos Maia vai ficar afastado do cargo até que o inquérito sobre a morte dos animais seja concluído.
O caso foi revelado após denúncias feitas por moradores de Igaracy na última terça-feira (6) e ganhou grande repercussão. De acordo com as denúncias, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, ordenou a morte dos animais alegando que eles estavam abandonados nas ruas, apresentando perfil violento e com doenças.
Além de requisitar a exoneração do secretário de Saúde, o MPPB também solicitou informações do prefeito de Igaracy referentes ao levantamento do número de animais nas ruas, com as respectivas zoonoses e laudos veterinários, comprovando as doenças, bem como, quanto à retirada e transporte, detalhando ainda como se procedeu a matança dos animais, de acordo com as normas sanitárias.
A Polícia Civil investiga se os cães foram mortos com requintes de crueldade, e não por meio do procedimento de eutanásia, como informado pela Secretaria de Saúde do município, de modo que foi aberto um inquérito para investigar o caso, de acordo com o delegado de Itaporanga, Glêberson Fernandes, responsável por investigar a morte de cães.
Do G1PB
Deixe seu comentário