COMOVENTE! Beth Carvalho faz show deitada por conta de doença na coluna
Cantora se apresentou junto com o grupo Fundo de Quintal na cidade do Rio de Janeiro
![]() |
Beth Carvalho canta deitada em show no Rio de Janeiro (Foto: Mauro Ferreira) |
Foi comovente o show feito por Beth Carvalho na cidade do Rio de Janeiro (RJ) na noite de ontem, 1º de setembro de 2018, ao lado do grupo Fundo de Quintal. Foi também histórico e heroico pelo ineditismo mundial de uma cantora se apresentar deitada por conta de problemas de saúde.
Com mobilidade cada vez mais reduzida pelos efeitos de doença que há cerca de dez anos corrói a coluna da artista, Beth cantou deitada sem tirar os pés do chão que embasa e sustenta o samba do Fundo de Quintal, apresentado pela cantora em 1978 no álbum, De pé no chão (RCA-Victor, 1978).
O mote do show Beth Carvalho encontra Fundo de Quintal – 40 anos de pé no chão foram as quatro décadas desse disco que mostrou nova forma de tocar samba com instrumentos então desconhecidos como o repique de mão e o tantã, criados por sambistas que se reuniam na quadra do bloco Cacique de Ramos, no subúrbio da cidade do Rio de Janeiro (RJ), e que viriam a formar o grupo Fundo de Quintal.
Como o álbum contabiliza 12 músicas, Beth inseriu ao longo do roteiro (de 25 composições) outros sambas que nasceram da batucada dos tantãs e repiques dessa turma de bambas. Somente um samba – Marcando bobeira (João Quadrado, Beto Sem Braço e Dão, 1978), alocado na abertura do show – foi cantado com Beth sentada.
A partir do segundo número, o partido alto Ô Isaura (Rubens da Mangueira, 1978), a cantora deitou no chaise longue, sofá-cama alocado ao centro do palco da casa carioca KM de Vantagens Hall, para desfiar pérolas do pagode lapidadas na quadra do bloco Cacique de Ramos, celeiro dos bambas que se fizeram ouvir nas próprias vozes a partir da década de 1980.
Do G1
Em 02.09.18, às 17h38
Deixe seu comentário