Na CM de GBA, 3 ou 4 vereadores podem mudar de bancada no 2º semestre
Confira abaixo como estão compostas as bancadas da Câmara Municipal de Guarabira
Plenário da Câmara Municipal de Guarabira. Ocasião da presença do prefeito Zenóbio Toscano (Foto: Da Net) |
Em Guarabira, principal cidade do Agreste da Paraíba, pelo menos três ou quatro vereadores poderão mudar de grupo partidário no segundo semestre. Atualmente, a Casa de Osório de Aquino possui quatro bancadas, conforme análise dos jornalistas que cobrem as sessões do Legislativo municipal.
A bancada do PSB possui um integrante. Existe um vereador ligado ao pré-candidato a prefeito Antonio Teotônio (PPS), cinco integrantes do grupo político comandado pelo ex-governador Roberto Paulino (MDB) e 7 que seguem orientação do prefeito Zenóbio Toscano (PSDB).
O vereador Marcelo Bandeira, mesmo ainda estando filiado ao PSB (Raíz), é considerado pelo presidente do partido em Guarabira, Célio Alves, como “carta fora do baralho”. O presidente do Legislativo guarabirense não segue mais as orientações do partido em nível local. Tudo que faz em termos políticos, Bandeira decide com a Executiva estadual.
No segundo semestre, quando a Câmara Municipal retomar as sessões ordinárias, a tendência é que o grupo do ex-governador Roberto Paulino seja reforçado com uma ou duas adesões. Se não acontecer no início, até o final do ano esse reforço será consolidado. Nesse caso o bloco paulinista poderá ficar com seis ou 7 integrantes.
Já a bancada ligada ao prefeito Zenóbio Toscano (de licença médica em recuperação de um AVC) deverá perder um integrante. Ficará com seis vereadores. O PSB permanecerá com apenas um parlamentar. No entanto, a ala orientada pelo advogado Antonio Teotônio pode ser reforçada com outro integrante, passando de um para dois vereadores.
Caso tais mudanças aconteçam até o final de 2019, o Grupo do MDB será o mais reforçado, saindo de cinco para seis ou sete componentes. Vale salientar que a bancada do PSB foi onde houve uma sangria maior, perdendo dois parlamentares. Um foi para o grupo do PSDB e o outro, mesmo estando trabalhando de modo independente, ainda não se definiu politicamente.
Confira como estão compostas as bancadas da Câmara Municipal de Guarabira:
Bancada zenobista – Leonardo Macena, Renato Toscano, Júnior Ferreira, Jáder Filho, Tiago do Mutirão, Elias Filho e Marcos de Enoque
Bancada paulinista - Michel do Empenho, Zé Ismai, Michele Paulino, Saulo de Biu e Wilsinho.
Bancada teotonista – Neide de Teotônio
Bancada girassol – Renato Meireles
Bancada independente – Marcelo Bandeira (PSB Raiz)
Da Redação/Fato a Fato com Fonte
Em 23.06.19, às 00h20
Deixe seu comentário