CCT do Senado analisa projeto que muda Lei Geral de Telecomunicações
Texto altera o regime de concessão da telefonia fixa, permitindo que seja feita por autorização à iniciativa privada
Daniella Ribeiro (Foto: Agência Senado) |
A Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado pode analisar na próxima terça-feira (10) emendas de Plenário ao Projeto de Lei da Câmara (PLC) 79/2016, que modifica a Lei Geral de Telecomunicações (Lei 9.472, de 1997). A relatoria é da senadora Daniella Ribeiro (PP-PB) e a reunião da comissão está marcada para as 14h30.
O texto altera o regime de concessão da telefonia fixa, permitindo que seja feita por autorização à iniciativa privada. Também transfere a infraestrutura de telecomunicações da União para as concessionárias que exploram o serviço desde a privatização do setor, em 1998.
Uma das questões consideradas mais controversas do projeto é a possibilidade de anistia a multas devidas pelas empresas de telecomunicações à União, que somariam bilhões de reais. Os dados foram divulgados em 2016, quando a matéria foi aprovada em decisão final (terminativa) pela extinta Comissão Especial de Desenvolvimento Nacional e enviada logo em seguida para sanção do presidente da República à época, Michel Temer. No entanto, a oposição entrou com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a devolução do texto ao Senado, onde foi redistribuído às comissões permanentes.
Do Portal Correio
Publicada por F@F em 07.09.19, às 00h24
Deixe seu comentário