Estudantes se acorrentam na porta da reitoria da UFPB contra nomeação do novo reitor
O protesto teve início no fim da noite desta quinta-feira (5), após um ato pacífico que aconteceu na universidade
Os alunos se acorrentaram como forma de protesto contra a nomeação do novo reitor pelo presidente Bolsonaro (Foto: Reprodução) |
No início da manhã desta sexta-feira (06), quatro alunos permaneciam acorrentados a porta da reitoria.
O protesto acontece após o presidente Jair Bolsonaro nomear Valdiney, que foi o último colocado na lista tríplice na votação da consulta pública na instituição de ensino. A nomeação de Valdiney Veloso foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (05).
A candidata mais votada na consulta foi Terezinha Domiciano da chapa 2, que obteve 964,518 votos. Em setembro, Terezinha afirmou que achou estranho o movimento considerado conservador que pedia a nomeação do terceiro colocado na consulta.
Valdiney Veloso não é o primeiro reitor menos votado escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro. Ele também nomeou o professor Janir Alves Soares, como novo reitor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo como reitor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Fábio Josué Souza dos Santos foi nomeado reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
Deixe seu comentário