PMJP inicia nova seleção de crianças para vaga na Escola do Teatro Bolshoi
Serão avaliados os 350 estudantes classificados na primeira seletiva. Desses, 20 alunos vão para a avaliação final
Prefeito Cícero esteve com as crianças (Foto: Secom-JP) |
A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), iniciou nessa segunda (25) a segunda etapa do processo pelo qual serão avaliados os 350 estudantes classificados na primeira seletiva. Desses, 20 alunos vão para a avaliação final, que acontece no dia 3 de novembro, na sede da escola.
“Este foi um sonho que tivemos no passado e conseguimos realizar. Agora estamos renovando esta oportunidade para nossos jovens, entendendo que a cultura é algo importante para os cidadãos e que esta também é uma possibilidade de mudar vidas”, afirmou Cícero Lucena.
A avaliação acontece durante a manhã e a tarde na Escola de Formação, localizada na Avenida José Américo de Almeida, Tambauzinho, na Zona Leste de João Pessoa. “Do dia 3 ao dia 22 de outubro, percorremos as 99 escolas da rede e pré-selecionamos 350 crianças nascidas entre 2010 e 2012. Elas estão sendo avaliadas por três representantes do Ballet Bolshoi. Um momento de bastante ansiedade também pra nós”, disse a coordenadora do processo seletivo, Fernanda Albuquerque.
Durante a seletiva serão avaliados critérios como flexibilidade, mobilidade e impulsão, entre outros exercícios. Os alunos aprovados irão para Joinville concorrer com outras crianças de todo o território nacional.
Alexa Felipe, de 10 anos, foi uma das aprovadas na primeira etapa. A estudante do 4° ano da Escola Padre Bartolomeu de Gusmão participou da segunda etapa durante a manhã. “Eu sempre gostei de dançar e fiquei feliz em poder participar. Gostei muito do teste e acho que vou passar”, afirmou.
Suporte
As seletivas têm recebido suporte da Secretaria Municipal de Educação. Um ônibus foi reservado para transportar os estudantes de suas escolas de origem até o local da avaliação. Enquanto espera a vez, a criança aguarda no auditório, onde participa de contação de histórias, atividades lúdicas com professores de Educação Física e tomam lanche.
Selecionados
As crianças escolhidas pelo Ballet vão morar em Santa Catarina por oito anos sem qualquer custo para os pais.
Isso é possível a partir do convênio firmado entre a Prefeitura de João Pessoa e a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Além dos custos com moradia, a Prefeitura garante uma coordenadora de apoio durante todo o período da formação.
Do Portal Correio com Secom-JP
Deixe seu comentário