Campina Grande 158 anos: Feira Central é berço cultural e histórico da cidade
Feira Central é Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil. Decisão foi tomada, de forma unânime, durante a 87ª reunião do Conselho Consultivo do Iphan em 2017
Feira Central ocupa mais de 75 mil metros quadrados no Centro de CG (Foto: Divulgação/PBtur) |
A segunda maior cidade da Paraíba tem pouco mais de 413 mil habitantes, fica a cerca de 130 km da capital João Pessoa e tem, entre vários destaques, a Feira Central.
Berço de muitas histórias da cidade, a Feira Central é Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil. A decisão foi tomada, de forma unânime, durante a 87ª reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2017.
Cerca de 75 mil metros quadrados dão a base da Feira de Campina Grande, que se existe desde o século 18 e se amplia para além de seus limites, entre ruas e barracas, nos dias de mais movimento.
A Feira de Campina Grande é também um lugar de referência, de criação, de expressão, de sociabilidade e de identidade do povo nordestino. As trocas mercadológicas se misturam às trocas de significados e sentidos, tornando-a um lugar onde se concentram e reproduzem práticas culturais.
A TV Correio foi à Feira Central para mostrar um pouco das riquezas culturais de Campina Grande.
Do Portal Correio
Deixe seu comentário