Dia “D” Outubro Rosa: Pilõezinhos promove evento no mês de combate ao câncer de mama
Diversas mulheres puderam desfrutar de um momento de lazer e de cuidado à saúde, com exames, distribuição de brindes, lanches e bate papo com médicas
Prefeito Marcelo Matias e secretários participaram da solenidade de abertura do Outubro Rosa em Pilõezinhos (Foto: Ascom) |
Outubro Rosa é uma campanha de conscientização e sensibilização das mulheres e da sociedade em geral, acerca da importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo de útero. Iniciado nos Estados Unidos na década de 90, a campanha “Outubro Rosa” é realizada em diversos países mundo afora, além do Brasil.
O câncer de mama e o câncer de colo de útero são dois dos cânceres que mais matam mulheres, portanto, sua prevenção e diagnóstico precoce são imprescindíveis para salvar a vida de mulheres. Diante disso, a Secretaria de Saúde de Pilõezinhos promoveu o evento Dia “D” Outubro Rosa, que teve suas atividades iniciadas no sítio Balanço, em 11 de outubro, com bate papos de profissionais da saúde com mulheres na sala de espera das UBS’s. Essa atividade se estendeu para as UBS’s dos sítios Camará, Amarelinha e Sítio Novo, e culminou com as atividades da última quarta-feira.
O Dia “D” Outubro Rosa contou com uma feira de saúde, onde foram realizados testes de glicemia, sífilis, hepatite, HIV e aferição de pressão. Também houve show ao vivo com a cantora Nalva, Roda de Conversa com as médicas Dra. Lígia, Edneide e Socorro Lacerda, um aulão com a profissional de Educação Física Josilma Pereira, o sorteio de mais de 30 brindes, além do oferecimento de um grande lanche para as mulheres presentes.
Estiveram presentes durante o Dia “D” o Prefeito Marcelo Matias, a secretária de saúde Edneide Monteiro, a secretária de assistência social Eliane Santos, a equipe de profissionais do Centro de Reabilitação (NASF), os demais componentes que formam a equipe de saúde, além de mulheres de todo município, que puderam desfrutar de um momento dedicado especialmente a elas e ao cuidado de sua saúde.
Da Ascom/PMP
Deixe seu comentário