Ônibus parados no centro da cidade prejudicam trânsito em GBA; STTrans diz está fiscalizando
Em contato com Fato a Fato, motoristas de táxi e mototaxistas disseram que, se a Prefeitura de Guarabira não tomar providências, vão procurar o Ministério Público
Ônibus escolares (amarelinhos) estacionados no centro da cidade são motivos de reclamações de taxistas e mototaxistas de Guarabira (Foto: Reprodução) |
Um mototaxista (não quis se identificar) disse que um acidente já ocorreu e um cidadão fraturou a perna devido a um ônibus estudantil estacionado na Avenida Dom Pedro II. "O rapaz foi atravessar a rua, veio um carro e machucou a perna dele. Graças a Deus não houve algo mais grave", disse.
Os ônibus (amarelinhos) que transportam estudantes são da cidade de Guarabira e de outros municípios da região. Eles ficam estacionados em locais de grande fluxo de veículos e motos, causando congestionamento, transtornos e prejudicando o trânsito.
O problema não é ocasionado somente com ônibus que transportam estudantes. Muitas vezes, segundo os reclamantes, veículos de empresas particulares também estacionam no centro de Guarabira, prejudicando o trânsito da mesma forma.
Em frente ao edifício Noêmia de Brito, local de estacionamento permitido para veículos pequenos, ônibus ficam parados, impedindo que os carros pequenos possam sair livremente.
O diretor da STTrans da Prefeitura de Guarabira, Gilberto Machado disse que o órgão tem orientado os condutores dos ônibus escolares sobre a questão do tempo de estacionamento no centro da cidade.
Machado informou ainda há uma orientação para os motoristas retirarem os ônibus, mas quando os agentes de trânsito saem, eles voltar a infringir as orientações.
Em contato com Fato a Fato, motoristas de táxi e mototaxistas disseram que, se a Prefeitura de Guarabira não tomar providências, vão procurar o Ministério Público.
Diversos ônibus estacionados impedem a saída de veículos pequenos no centro de Guarabira (Foto: Reprodução) |
"A STTRANS tem conhecimento sim do assunto. Embora não tenha expediente no período noturno, já colocamos em dias alternados agentes no plantão extra pra orientar os motoristas que vem de outras cidades trazendo alunos pra Guarabira, já que somos polo em Educação .
Por outro lado, os condutores desses veículos quando da orientação de nossos agentes não se opõe em retirar os veículos, mas quando não há a presença da STTrans, ele voltam a infringir a legislação.
Sabemos que a avenida Dom Pedro II tem bastante espaço para estacionar no período noturno .
Informo ainda que a Prefeitura tem convocado agentes e que este órgão está planejando escalar funcionários em horário noturno para a devida fiscalização e orientação aos condutores que aqui trafegam.
Os agentes estão terminando o curso nesta quinta-feira, 13 (ontem) novembro, e entraram de serviços 24 horas por dia. Ainda essa semana foram convocados mais 04 agentes que também passaram pelo curso de formação para prestarem serviços à nossa sociedade."
Gilberto Machado/Diretor da STTrans/PMG
Da Redação/Fato a Fato
Deixe seu comentário