Fraudes na compra de imóveis pode ter favorecido construtoras, diz PF
O nome da operação faz alusão a crise financeira mundial de 2008
Operação Subprime (Foto: Divulgação/Polícia Federal) |
Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão. Segundo os investigadores, foi constatado um potencial prejuízo a Caixa Econômica Federal de R$ 10 milhões.
O superintendente da Polícia Federal na Paraíba, Marcelo Ivo, informou que a quadrilha usava documentos falsos para compra de casas populares com comprovantes de renda fraudados.
“A operação de hoje foi focada nas pessoas responsáveis pela falsificação. Deflagrada por conta dos altos índices de inadimplência na Paraíba, que é três vezes maior que a média nacional. Os imóveis eram comprados em nome de laranjas, que não tinham condições de pagar e sequer ocupavam os imóveis”, explicou.
Segundo o delegado, constatou-se que o “esquema favoreceu construtoras e vendedores dos imóveis, que recebiam as comissões”. Ele explicou que posteriormente será analisado se houve participação de construtoras, correspondentes bancários e agentes públicos.
O nome da operação faz alusão a crise financeira mundial de 2008, que começou por conta de uma bolha no mercado imobiliário americano, decorrente, dentre outros motivos, da contratação de hipotecas por pessoas que não tinham condições de fazer o pagamento das mesmas.
Os investigados responderão pelos crimes previstos no art.19, parágrafo único, da Lei nº 7.492/86, que prevê pena de até 6 anos de reclusão e multa.
Do MaisPB
Deixe seu comentário