PM de Sapé atende mais de 50 homens para rastreio do câncer de próstata
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre a população masculina
Homens passaram por exames (Foto: Secom) |
A ação, coordenada pela equipe da UBS 1 do Renato Ribeiro, aconteceu na própria unidade e atendeu mais de 50 homens que se submeteram aos exames que servem para rastreio e diagnóstico de câncer de próstata, antes mesmo da aparição de sintomas.
“Qualquer doença descoberta no início é muito mais fácil de tratar, por isso a importância da realização desses exames de rastreamento. Importante dizer que não é exame de prevenção, mas o diagnóstico precoce pode ser a porta principal no sucesso do tratamento”, explicou José Carlos de Freitas, médico que realizou os atendimentos do mutirão.
Usuário do serviço disponibilizado, Lula Matias encorajou os demais presentes a participarem da campanha anual em prol da saúde do homem. “É muito importante fazer esses exames, pois se trata da saúde da gente. Aconselho a todos os homens que façam, pois temos que procurar melhoras para não ter problemas na saúde da gente”, disse.
A movimentação ainda é alusiva ao “Novembro Azul”, e essa é mais uma conduta de apoio do poder público municipal, que vem garantindo acesso à saúde de qualidade para os cidadãos.
Câncer de próstata – Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença no país. É uma doença silenciosa, mas quando diagnosticada de forma precoce aumentam as chances de um tratamento bem sucedido.
Da Secom/PMS
Deixe seu comentário