Clóvis Júnior estreia mostra em comemoração aos 40 anos de arte Naif
Para conferir a mostra, o Espaço Arte Brasil fica no térreo do Liv Mall Shopping – Av. Gov. Flávio Ribeiro Coutinho, 500 – Jardim Oceania, João Pessoa
Artista plástico Clóvis Júnior (Foto: Divulgação/Reprodução) |
A exposição estará à mostra aos passantes no Liv Mall até 28 de fevereiro, gratuitamente. Com isso o público pode não apenas contemplar, mas também levar um pouco de arte para casa ou presentear. “Como se trata de uma exposição comemorativa, vou levar também quadros antigos, do início da minha carreira. Quase todas as peças podem ser adquiridas, apenas algumas poucas que fazem parte do meu arquivo, não estarão à venda. Estas estarão apenas para a apreciação do público”, explica.
As obras — Desde muito cedo, Clóvis Júnior se apaixonou pela arte. Quando criança, já imitava as figuras dos gibis que lia. “Não lembro da minha vida sem os desenhos e depois sem as tintas. Vivo de arte e a arte vive em mim, sempre viveu”, comenta.
As características da arte de Clóvis Júnior são bem definidas pelos seus traços, pelas cores fortes e vibrantes e o conjunto das composições. “A minha inspiração vem das tradições, das festas e da religiosidade que eu trouxe da minha terra Guarabira, mas também retrato o meu ambiente, o que me toca, coisas relacionadas a minha região. Há elementos que estão presentes na maioria das minhas obras, como os cajus — que são memórias do bairro onde moro há mais de 30 anos, o Bessa”, conta.
Outra característica marcante dos trabalhos do artista são as mulheres, de todas as cores, como personagens principais das composições. “Creio que os temas com que trabalho e as cores que utilizo têm uma grande aceitação do público por transmitir alegria e, ao mesmo tempo, calmaria nesses tempos tão difíceis e agitados em que vivemos”, completa.
Esteticamente, as telas de Clóvis Júnior transmitem por meio da intensidade de suas cores e massas visuais separadas por contornos finos, uma leveza na qual as figuras parecem flutuar no espaço nas mais diversas situações. O artista define que a percepção da cor depende da maneira como o cérebro interpreta a distribuição do comprimento de ondas de luz que penetra nos olhos. Por isso, ela tanto pode ser analisada sob o aspecto físico/óptico, no que diz respeito à natureza da luz, ou fisiológico/visual, quando se pensa na forma como o olho vê a cor.
Para conferir a mostra, o Espaço Arte Brasil fica no térreo do Liv Mall Shopping – Av. Gov. Flávio Ribeiro Coutinho, 500 – Jardim Oceania, João Pessoa – PB, 58037-005. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 10h às 21h, e aos domingos das 13h às 21h. Para mais informações, o perfil do Instagram é @espacoartebrasil.
Do Wscom
Deixe seu comentário