Roberto Paulino acompanha o governador João Azevêdo em solenidade do TJPB
Governador João Azevedo, Secretário-Chefe de Estado Roberto Paulino, Presidentes do Tribunal de Justiça, Saulo Benevides e do TCE, Nominando Diniz, inauguraram juntos a reforma no prédio histórico do TJ
Nominando Diniz, João Azevêdo, Roberto Paulino e Ronaldo Guerra (Foto: Reprodução) |
CONFIRA! Veja outros dados na matéria no Blog de Giovanni Meirelles
O Governador João Azevedo, o Secretário-Chefe de Estado e Casa Civil Roberto Paulino, os Presidentes do Tribunal de Justiça, Desembargador Saulo Benevides e do TCE, Conselheiro Nominando Diniz, inauguraram juntos a reforma no prédio histórico do TJ, executada pelos técnicos e engenheiros da SUPLAN (Superintendência do Plano de Obras do Estado da Paraíba).
O Chefe de Gabinete do Governador, Secretário Ronaldo Guerra, também marcou presença no evento realizado no TJ, prestigiando a solenidade junto com outras autoridades, magistrados, parlamentares etc.
As obras de restauração do prédio, que é patrimônio histórico e cultural do Estado, foram realizadas pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, em parceria com o Governo do Estado, através da SUPLAN, cuja Diretora-Superintendente é a engenheira Simone Guimarães.
O investimento total da obra foi de mais de R$ 11 milhões.
Foi disponibilizada ao público a parte frontal do prédio do Palácio da Justiça, composta pelo Salão Nobre, a sala do antigo Tribunal Pleno e a cripta do Presidente Epitácio Pessoa.
Tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e também pelo Iphaep (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba), o Palácio do Tribunal de Justiça está localizado bem em frente à praça João Pessoa, no centro histórico da Capital.
Também é chamada popularmente de “Praça dos Três Poderes”, por igualmente abrigar em seus quadrantes, os prédios onde funcionam o Palácio da Redenção (Sede do Poder Executivo Estadual – Gabinete do Governador) e a Assembléia Legislativa (Sede do Parlamento Paraibano).
Com a reabertura do prédio, paraibanos e turistas poderão retomar as visitas à cripta e ao museu que conta a história do Presidente Epitácio Pessoa.
Ele é o único cidadão brasileiro a ter presidido os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Foi Presidente da República entre os anos de 1919 a 1922. Seu governo foi marcado por revoltas militares que acabariam na Revolução de 1930, a qual levou Getúlio Vargas ao governo central.
Anteriormente, foi deputado federal em duas oportunidades, ministro da Justiça, do Supremo Tribunal Federal, procurador-geral da República, senador três vezes, chefe da delegação brasileira junto à Conferência do Palácio de Versalhes (que assinou os tratados entre França, Inglaterra, Estados Unidos, Império Austro-Húngaro, União Soviética – ex-Rússia – Itália e Alemanha, entre outros países, pondo fim à 1ª Guerra Mundial, travada principalmente no continente europeu, entre 1914 e 1918) e juiz da então Corte Permanente de Justiça Internacional, sediada em Haia, na Holanda.
Esta é apenas uma primeira e importante etapa da obra, que corresponde a entrada principal até o salão nobre do primeiro piso, que foi entregue agora no final do mês de janeiro.
Para a engenheira Simone Guimarães, trata-se de um prédio histórico belíssimo que está ganhando de volta todo seu empoderamento na Praça dos Três Poderes.
“Estamos realizando um trabalho minucioso em cada parte do prédio, recuperando a estrutura, prezando e cuidando de sua originalidade. Tenho inspecionado de perto a obra com muito orgulho de fazer parte desse momento histórico. Se está lindo agora, aguardem até o que virá depois desse dia 30”, disse a superintendente da Suplan.
Do Blog de Giovanni Meirelles
Deixe seu comentário