Casa de prefeito de São Mamede é alvo de mandados da PF e Gaeco
Conforme apurou a reportagem, até o momento a operação já realizou a apreensão de mais de R$ 250 em espécie e de um veículo de luxo
Prefeito Umberto Morais (Foto: Divulgação/TJPB) |
CONFIRA! Leia mais sobre a operação AQUI
Segundo a Polícia Federal, o objetivo da ação é combater um esquema de direcionamento de licitações, desvios de recursos, corrupção e lavagem de dinheiro. O prejuízo aos cofres públicos é estimado em aproximadamente R$ 8 milhões. Foram encontrados 150 mil em uma caixa trancada com cadeado, 100 mil em uma pasta, além de 13 mil em um cofre de uma empresa.
Até as 7h, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão. Dez deles foram realizados no município de Patos, Sertão do estado, e um no bairro Jardim Cidade Universitária, em João Pessoa. De acordo com a assessoria da PF, entre os artigos previstos no Código Penal para os crimes praticados, estão o art. 337-F (Frustração do caráter competitivo de licitação), art. 337-L (Fraude em licitação ou contrato), art. 312 (Peculato), art. 317 (Corrupção passiva) e art. 333 (Corrupção ativa), além do crime de ocultação de bens (art. 1º, §1º, II da Lei nº 9613/98).
A operação é um desdobramento da Operação Bleeder, deflagrada em 2021. Adeflagração da Operação Bleeder, sexta fase de uma outra operação (Recidiva), teve como objetivo apurar desvio de recursos destinados à construção de barragens em áreas castigadas pelos longos períodos de estiagem.
O prefeito São Mamede, Dr. Jefferson, foi reeleito em 2020 com 61,73% dos votos válidos, pelo então partido Democratas. São Mamede, de acordo com o IBGE, tem menos de 7.469 habitantes.
Do ClickPB
Deixe seu comentário