MÊS DA MULHER! João anuncia expansão da Patrulha Maria da Penha para o Brejo
Governador também lança novas ações em alusão ao Dia Internacional da Mulher
Mulheres foram homenageadas (Foto: José Marques) |
Ainda foi assinado o decreto que aprova o Regimento Interno da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana. Na ocasião, também foi divulgada uma ação publicitária com o slogan “Confia, Mulher! Você tem todo apoio que precisa”, que tem o objetivo de mostrar os serviços gratuitos da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, como Casas abrigos e de Acolhimento, Programa Integrado Patrulha Maria da Penha e Centros de Referência da Mulher.
O chefe do Executivo estadual ressaltou o compromisso do governo com a valorização e implantação de políticas públicas em todos os segmentos para cuidar e respeitar as mulheres. “Temos implantado desde 2019 ações como a Patrulha Maria da Penha, as Casas de Acolhimento nesse enfrentamento da violência, que precisa ser enfrentada e combatida. No cuidado com a saúde, ampliamos o Opera Paraíba, estamos construindo o Hospital da Mulher, em João Pessoa, vamos iniciar as obras do novo Hospital de Clínicas de Campina Grande que contará com uma maternidade de alta complexidade, entregamos a nova estrutura do CEDC, promovemos políticas de inclusão e equidade de gênero e vamos continuar fortalecendo os projetos voltados para as mulheres do nosso estado”, frisou.
A secretária de estado da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, destacou o trabalho intersetorial do governo para efetivar as políticas públicas voltadas para o segmento. “Todos os órgãos governamentais têm compromisso com as mulheres porque integramos uma gestão inclusiva que combate e enfrenta o racismo, a violência, a intolerância religiosa e de gênero, uma demonstração que somos diversos e todas essas ações foram feitas com recursos próprios do estado”, comentou.
A secretária executiva da Diversidade Humana, Cristiana Almeida, também evidenciou o trabalho eficiente da gestão para contemplar todos que precisam da atenção do poder público. “Nós temos um governo comprometido com a vida das pessoas. A Paraíba mostrou que é possível fazer política de gênero, de cultura, de valorização dos povos originários e de empregabilidade. A Patrulha Maria da Penha também se constituiu como uma ferramenta de extrema importância para garantir a vida das mulheres, representando uma política assertiva e vamos avançar ainda mais”, falou.
A deputada estadual Danielle de Vale também reforçou o seu apoio ao governo na proposição e defesa de projetos em defesa da mulher. “Hoje é um dia comemorativo e aproveitamos para reafirmar que o nosso mandato cumpre um papel de elaboração de políticas públicas, de ouvir a sociedade e de defender as mulheres. Temos muito a comemorar, mas ainda temos muito a lutar”, pontuou.
A prefeita de Pedro Régis, Michele Ribeiro, enalteceu as políticas de governo de cuidado com as mulheres e pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Esse é um dia simbólico de luta, de mulheres aguerridas, que tem um lugar de fala e de posicionamento. Aproveitamos esse momento para reafirmar o nosso engajamento para sermos respeitadas e valorizadas e eu parabenizo o governador João Azevêdo pelo seu posicionamento em defesa dos direitos e da vida das mulheres, com acesso à proteção, dignidade de vida, com programas como as creches em tempo integral e pelas parcerias com impactos nos municípios no combate à pobreza, no empoderamento e emancipação das mulheres”, declarou.
Expansão da Patrulha Maria da Penha - O programa criado em 2019 pelo governador João Azevêdo já atende a região do Litoral e da Borborema e chega ao Brejo paraibano, totalizando 100 municípios de alcance. A ação objetiva fiscalizar o cumprimento das medidas protetivas ou que entraram com o pedido de proteção, realizando o atendimento por equipe multiprofissional, visitas periódicas e rotas de monitoramento por parte da Polícia Militar, dentro de um perímetro arbitrado pela Justiça. A iniciativa conta com o trabalho conjunto da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana em parceria com a Secretaria de Segurança e Defesa Social (Sesds), por meio da Polícia Militar, Polícia Civil, Coordenação das Delegacias Especializadas de Mulheres e o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ-PB).
Edital Prefeitura Parceira das Mulheres 2023 - O Selo Social ‘Prefeitura Parceira das Mulheres’ é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e Articulação Munipal (Sedam) e a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) e tem como objetivo estimular políticas públicas destinadas a promoção dos direitos das mulheres e equidade de gênero, desenvolvidas pelas prefeituras dos municípios da Paraíba, considerando as potencialidades de cada município. Em sua 3ª edição, se destina à execução de ações para todas as mulheres, com prioridade para mulheres LBTs e não binárias.
Assinatura de Decreto para a criação do Grupo de Trabalho Interinstitucional de políticas públicas para mulheres do campo - A ação tem por objetivo apoiar a estruturação de banco de dados e informações pertinentes à mulher rural, assessorar a execução de ações que visam dar visibilidade e identificar restrições ao trabalho da mulher rural e orientar por meio de recomendações a formulação e implementação de ações e políticas públicas para a mulher rural.
Empreender Mulher – Durante todo mês serão assinados 100 contratos para mulheres em situação de vulnerabilidade social e indígenas com o valor a ser investido de R$ 630 mil.
Torneio de Futebol Feminino Margarida Maria Alves - O evento ocorrerá no domingo, dia 12, e contará com 12 equipes de vários municípios paraibanos. Com início às 8h, também haverá desfile das atletas, além de homenagens às mulheres que contribuem com o esporte no estado.
Jogos das Reeducandas - A atividade será aberta no próximo dia 15 e movimentará, durante três dias, no presídio feminino Júlia Maranhão, várias mulheres que estão sob regime de pena, com atividades esportivas, recreativas e de dança. Serão disputas nas modalidades de futebol, cabo de guerra, handebol, voleibol e aeróbica, ocorrendo dentro da unidade prisional.
Este ano, o governo programou mais de 50 atividades, que serão realizadas durante o mês envolvendo o trabalho interinstitucional de órgãos como Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, Saúde, Educação, Segurança, Cultura, Esportes, Detran, Funad e Empreender, entre outras.
A primeira-dama do estado, Ana Maria Lins; o vice-governador Lucas Ribeiro; a segunda-dama, Camila Ribeiro; os deputados estaduais Chico Mendes, Luciano Cartaxo, João Paulo, Galego Souza; o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena; o vice-prefeito Léo Bezerra; além de lideranças de diversas regiões e auxiliares da gestão estadual prestigiaram o evento.
Da Secom-PB
Deixe seu comentário