Prefeitura de Mamanguape/Nota de Esclarecimento
Repudiamos, veementemente, a exposição da conduta quebrando o sigilo médico profissional e as pessoas envolvidas
Nota da Secretaria de Saúde (Foto: Codecom/PMM) |
No conteúdo, o documento exposto é tratado como uma receita, emitida no mês de março deste ano pela médica residente Dra. Vanessa Amaral, com a informação da falta de medicamentos em uma Unidade Básica de Saúde. A mesma, apesar de ser feita em uma folha de receituário, se trata de um encaminhamento ao serviço de urgência – Hospital Geral de Mamanguape, indicando que a paciente apresentava no momento dois problemas de saúde que colocavam em risco a sua vida (hipertensão e hiperglicemia), ambos em níveis muito acima do normal.
O período em referência no encaminhamento objeto da publicação não condiz com o período em que Dr. Zenóbio Rodrigues está como prefeito interino (11 de junho a 17 de agosto) e, também, para esse tipo de tratamento que a paciente necessitava, teria que ser antecedido de uma avaliação e, em seguida, o acolhimento em serviços hospitalares ou de Pronto Atendimento, adotando-se o uso de medicamentos injetáveis e monitoramento até sua estabilização, não podendo portanto ser disponibilizado na unidade básica de saúde os medicamentos para o diagnóstico.
Repudiamos, veementemente, a exposição da conduta quebrando o sigilo médico profissional e as pessoas envolvidas.
Ao tempo em que esclarecemos o caso, notadamente, com viés político, dado a maneira e figuras envolvidas, informamos que o setor jurídico da Prefeitura de Mamanguape está tomando as providências na esfera judicial, para que as medidas e punições sejam adotadas de acordo com a legislação vigente.
Reiteramos o compromisso da gestão municipal no sentido de servir a população com serviços de qualidade e ações de desenvolvimento, para cada vez mais melhorar a vida das pessoas no município.
Codecom/Prefeitura de Mamanguape
Deixe seu comentário