ASSISTA! Vereadores elegem novo presidente da CM de Cuitegi de forma irregular
Sessão da Câmara Municipal de Cuitegi foi tumultuada e apresentou várias irregularidades
Sessão da CM de Cuitegi do dia 01/09 (Foto: Reprodução) |
CONFIRA! Veja vídeo da sessão AQUI
O então presidente da Casa, o vereador Willame Roseno Lima, renunciou ao cargo na mesa mas, ao invés do vice-presidente, Severino Batista da Silva, assumir os trabalhos da sessão como determina o Regimento Interno, quem comandou a votação de uma nova eleição foi o primeiro-secretário, Edson Batista dos Santos.
O vereador Raul Meireles, em contato com a editoria de Fato a Fato, disse que a eleição, também classificada por ele de "manobra", foi totalmente irregular, atropelando os ritos legislativos, bem como o Regimento Interno da Câmara Municipal de Cuitegi, vez que os parlamentares envolvidos na no pleito tiveram os mandatos cassados pela Justiça Eleitoral da Comarca de Areia e serão julgados novamente na próxima segunda-feira, 4, pelo Tribunal de Justiça da Paraíba.
Os parlamentares de Cuitegi cassados foram Willame Roseno Lima, Edson Batista dos Santos, Jailson Pereira Evangelista (Lili) e Alexandre de Almeida Sousa. Eles foram punidos pela prática do lançamento de candidaturas laranjas, para cumprir a cota constitucional de candidaturas femininas e burlar a legislação.
Mesmo sob protestos da população que lotava (durante a sessão) as dependências da Câmara, a eleição foi realizada, sendo o vereador Vivaldo França anunciado presidente. Além de seu próprio voto, França obteve os sufrágios de Edson Batista dos Santos, Willame Roseno, Jailson Pereira (Lili), Germano Monteiro e Alexandre de Almeida.
O vice-presidente da Câmara, vereador Severino Batista da Silva (Biu do Canudo) apresentou Boletim de Ocorrência (foto) na Delegacia de Polícia de Guarabira, expondo todas as irregularidades verificadas durante a sessão desta-feira, 1, na Câmara Municipal de Cuitegi
O vereador Raul Meireles também confirmou que acionou sua assessoria jurídica e estará solicitando o que classificou de eleição irregular.
Veja cópia do BO apresentado por Biu do Canudo
Da Redação/Fato a Fato
Deixe seu comentário