Opera Paraíba realiza mais 550 cirurgias de catarata em Cajazeiras
Esse é o terceiro mutirão de cirurgias de catarata no Hospital Regional de Cajazeiras em 2023
Pacientes aguardam hora da cirurgia (Foto: Secom-PB) |
As intervenções tiveram início na última segunda-feira (16), com cerca de 50 procedimentos por dia até esta sexta-feira (20). No sábado e domingo (21 e 22) serão 150 por dia. De acordo com a diretora do hospital, Jacylene Eduardo, a iniciativa contempla a população da cidade e mais 15 municípios da 9ª Região de Saúde.
“Aqui na região, a demanda é muito alta para esse tipo de procedimento, são pessoas que nunca tiveram a oportunidade de ter acesso ao tratamento do problema e, se não fosse o Opera Paraíba, certamente iriam continuar com dificuldade para trabalhar e fazer as coisas simples do cotidiano. Então é sempre muito bom receber o programa aqui na nossa unidade e proporcionar bem-estar a essas pessoas”, destacou.
O aposentado Normando Ferreira, de 69 anos, morador da cidade de Cachoeira dos Índios, operou o olho esquerdo, nesta quinta-feira (19). Ele conta que sentia dificuldade em realizar pequenas tarefas diárias.
“Faz mais ou menos três anos que eu comecei a ver as coisas um pouco embaçado. Não deixei de fazer minhas coisas, mas vinha fazendo com dificuldade. Depois que eu fizer a cirurgia vai ser dez, porque a visão da gente é muito importante, né?”, ressaltou.
A dona de casa Vanderlúcia Soares, de 53 anos, também foi uma das beneficiadas no mutirão do Programa Opera Paraíba. “Isso é uma benção que está acontecendo aqui no Sertão. Por conta da catarata eu já não consigo mais fazer meu crochê, que é meu ganha pão, não vejo o rosto das pessoas direito. E com a cirurgia, se Deus quiser, vai melhorar”, contou.
Esse é o terceiro mutirão de cirurgias de catarata no Hospital Regional de Cajazeiras em 2023. Os outros dois, realizados em junho e setembro, somam mais de 500 intervenções. Este ano, o Programa Opera Paraíba já realizou mais de 6.200 cirurgias de catarata.
Da Secom-PB
Deixe seu comentário