Contador mostra como evitar erros ao preencher a declaração do IR; veja vídeo
Johnatas Queiroz explica de forma objetiva as principais causas que levam o erro do contribuinte no preenchimento da sua declaração
Segundo Queirzo, o envio da Declaração Anual de Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) é um dos principais compromissos financeiros dos brasileiros. Um erro no seu preenchimento pode resultar em consequências desagradáveis ao contribuinte, como cair na temida malha fina da Receita Federal.
O Contador Johnatas Queiroz explica de forma objetiva as principais causas que levam o erro do contribuinte no preenchimento da sua declaração.
1. Erro de digitação
2. Omissão de vínculo
3. Omissão de rendimentos dos dependentes
4. Informar o mesmo dependente em mais de uma declaração.
5. Informar despesas médicas que não são dedutíveis.
- Ex: nutricionista ou veterinário ou personal trainer.
- Ex: gastos com remédios, vacinas (exceto se integrarem a conta do hospital)
- 6 Informar despesas com educação que não são dedutíveis
- O que pode ser deduzido? Infantil, fundamental, médio, superior, pós-graduação (mensalidade).
- O que não pode ser deduzido? Gastos com livros, aulas particulares, cursos para concursos, inglês, transporte escolar, materiais e outros.
- Limite para dedução: R$ 3.561,50.
- 7 Não preencher o carnê leão.
- Lembre-se que a prestação de informações é um dos compromissos do contribuinte. Através dos documentos de identificação e o cruzamento de dados, a Receita Federal verifica a idoneidade da variação patrimonial com cada vez mais precisão.
Johnatas lembra: "quer saber mais sobre Imposto de Renda? Continue nos acompanhando e tenha acesso a conteúdos exclusivos".
Veja vídeo com as dicas
Deixe seu comentário