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EXCLUSIVO! Em entrevista ao F@F, professora Andréa trata da Educação no Brasil, no Estado e no município

Entrevistada por Fato a Fato, a professora Andréa Cavalcante tratou, por exemplo, do ensino EAD e do presencial

Professora Andréa Cavalcante (Foto: Reprodução/Facebook)
Guarabira (PB) – Educadora compromissada com a missão de educar bem, melhor e de forma moderna, secretária dedicada e operacional do ponto de vista da estrutura administrativa da Prefeitura de Guarabira, a professora Andréa Cavalcante é a entrevistada de Fato a Fato, oportunidade em que, ao responder as perguntas formuladas pela editoria do site, tratou de diversos temas ligados ao sistema educacional brasileiro, estadual e municipal.

Atual secretária de Educação do município de Guarabira, Andréa afirmou, por exemplo, que o ensino público e privado em nível municipal tem pontos positivos e negativos a serem considerados. Ela também opinou, na condição de profissional da área da educação, sobre o salário do professor de uma forma em geral, bem como deu sua opinião acerca de outros temas polêmicos do sistema de ensino da atualidade.

Entrevistada de Fato a Fato tem Licenciatura Plena em Pedagogia em Regime Especial, Licenciatura Específica em Português, Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos e Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional.

Acompanhe a entrevista com a secretária de Educação de Guarabira:

FATO A FATO - Qual sua avaliação sobre a Educação superior (público e privada) do País?

ANDRÉA CAVALCANTE - Na minha opinião, a Educação Superior brasileira precisa de uma reformulação no seu Currículo para atender às exigências impostas pelo mercado de trabalho atual. Digo isso, considerando, por exemplo, os profissionais docentes que a Universidade vem formando nos últimos tempos, uma vez que estes, ao enfrentar a realidade do chão da sala de aula, deparam-se com muitos problemas para os quais a Academia não os preparou. Os recém-formados precisam atender a alunos portadores de várias deficiências, além de uma sala heterogênea, considerando os níveis e dificuldades de aprendizagem inerentes a cada discente que forma a sua turma. Esses profissionais, na maioria das vezes, por falta de conhecimento ou experiência, não conseguem elaborar um Plano Educacional Individualizado - PEI ou planos com estratégias para atender à heterogeneidade da sua turma. Assim, reitero que os cursos superiores, principalmente aqueles que formam docentes, independentemente, se as instituições são públicas ou privadas, precisam rever as suas Propostas Curriculares.

FATO A FATO - Em nível estadual, qual seu olhar em relação a Educação desenvolvida pelo Governo do Estado, inclusive na escola integral?

AC - A educação pública tem enfrentado muitas dificuldades, mesmo antes do período pandêmico, as quais se intensificaram nos últimos anos, durante o afastamento dos discentes das escolas. Porém, percebo que todas as instâncias estão fazendo o possível para sanar essas deficiências e a Escola Integral é um caminho que teremos que seguir como alternativa para minimizar os problemas de aprendizagem identificados pelos educadores. Nessa perspectiva, ressalta-se que os municípios brasileiros foram convocados, pelo governo federal, a firmar a pactuação da Escola em Tempo Integral.

FATO A FATO - No âmbito do município de Guarabira, como avalia a Educação no fundamental I e fundamental II? Precisa melhorar ou está no nível desejado?

AC - Em termos gerais, a educação municipal de Guarabira tem caminhado de forma satisfatória, uma vez que na última divulgação das notas do IDEB, apesar de todas as dificuldades enfrentadas, tivemos um aumento no resultado obtido através do Sistema de Avaliação da Educação Básica -SAEB. Dessa forma, estamos trabalhando com muito afinco, investindo na Formação Continuada de Professores, na aquisição de material didático de reforço, na contratação de professores para o trabalho de recomposição da aprendizagem no contraturno, tudo para elevarmos o nível dos resultados e, principalmente, a proficiência em leitura e escrita dos nossos alunos.

FATO A FATO - A Escola privada de Guarabira é superior a municipal ou a segunda é melhor que a primeira?

AC - Tanto as escolas públicas quanto as privadas têm pontos positivos e negativos a serem considerados, portanto eu não classificaria nenhuma delas como melhor ou superior. Elas têm trabalhos e objetivos similares, inclusive, os profissionais docentes são praticamente os mesmos que atuam nas duas instâncias e se considerarmos a estrutura física, há escolas públicas e privadas que são adequadas e outras que apresentam inadequações que precisam ser revistas. Outro elemento, que há de se considerar, é o contexto socioeconômico, fator que também interfere no processo de ensino e aprendizagem dos alunos matriculados nessas instituições, independentemente, de serem privadas ou públicas.

FATO A FATO - Como avalia o salário do professor pago na escola privada e na pública no âmbito do município de Guarabira?

AC - Certamente, após a determinação do Piso Nacional dos professores e considerando o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração - PCCR dos docentes, o salário dos professores da escola pública é superior ao do profissional que atua em grande parte das escolas privadas.

FATO A FATO - E as universidades on-line. Qual sua visão acerca do ensino EAD?

AC - Acredito que o curso em EAD é uma opção viável para aqueles que trabalham e não conseguem assistir às aulas de forma presencial. Ter a comodidade de fazer o seu horário é um bônus, porém como tudo tem seus pontos positivos e negativos, os cursos à distância precisam ser levados muito seriamente por seus adeptos, caso contrário teremos profissionais com uma formação deficiente.

FATO A FATO - Como observa a inserção de celular, tablet e computador dentro de sala de aula. É contra ou favorável?

AC - Eu sou a favor de todas as tecnologias, metodologias e ferramentas que venham otimizar as aulas e torná-las mais interessantes para os nossos alunos. No entanto, o professor precisa ter clareza nos objetivos estabelecidos no seu planejamento e ter o domínio necessário dos recursos que utilizará em sala de aula, para que a estratégia seja eficaz e não apenas um faz de conta para ilustrar fotos e postagens nas redes sociais.

FATO A FATO - Quais os programas criados por sua pasta para o aprendizado do alunado de Guarabira?

AC - Formação Continuada de Professores; Cursos Profissionalizantes, em parceria com a Universidade Federal, para os alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA; Oficinas de Recomposição de Aprendizagem em Linguagem e Matemática; Oficinas de Capoeira; Xadrez; Teatro; Música ( Instrumental e Coral); Dança; Educação Financeira, em parceria com o SICRED; Festival Infantil Criança Com Arte Na Escola, Premiação da Educação Infantil (premiação para projetos exitosos desenvolvidos em turmas de maternal e pré-escola), Programa Educar pra Valer – EPV, em parceria com a Fundação Bem Comum (objetivando a melhoria da aprendizagem dos alunos); entre outras ações em parceria com os governos estadual e federal.

FATO A FATO - Sobre o Fundeb, como a Secretaria de Educação tem gerenciado esses recursos?

AC - Investindo em formações para professores e alunos, pagamento de folha de pessoal, impressão de material gráfico para formações e avaliação de alunos, compra de material didático, de expediente, merenda, mobiliário, reformas e manutenção predial, além de equipamentos para as Unidades Escolares e transporte.

FATO A FATO - O que foi já feito e quais as metas do planejamento didático e escolar da SME?

AC - Ao longo de 2023 já realizamos vários eventos de formação de professores, a exemplo da Jornada Pedagógica, no início do ano letivo, Circuito Pedagógico, no decorrer dos bimestres, Circuito de Palestras, além dos eventos realizados alusivos às datas comemorativas, os quais são sempre atrelados a um Projeto Pedagógico previsto pelo calendário letivo.

Por Antonio Santos/Editor de Fato a Fato
Guarabira, 02 de março de 2024
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