Header Ads

Pesquisa em Mamanguape: Joaquim tem 46,3% e Eduardo 31,7%

No cenário espontâneo (quando não são apresentados ao entrevistado os nomes dos candidatos), Joaquim Fernandes também larga na frente

Joaquim, Eduardo e Aguinaldo (Foto: Reprodução/Edição)
João Pessoa (PB) - Pesquisa Opinião, contratada pelo Portal MaisPB, aponta que o médico Joaquim Fernandes (PSB) lidera, com 46,3%, as intenções de voto para prefeito de Mamanguape, litoral norte da Paraíba. O deputado estadual e ex-prefeito Eduardo Brito (Solidariedade) tem 31,7% da preferência do eleitorado. Os números foram divulgados pela Rede Mais nesta quinta-feira (1º).

Na pesquisa estimulada, o ex-secretário de Esportes, Aguinaldo Lemos (PT), aparece com 0,3%. Branco, nulo e nenhum são 4% dos eleitores, enquanto 17,7% estão indecisos ou não sabem ainda em quem votar.

Joaquim lidera também na pesquisa espontânea

No cenário espontâneo (quando não são apresentados ao entrevistado os nomes dos candidatos), Joaquim Fernandes também larga na frente, com 32%, das citações, seguido de Eduardo Brito, com 19,1%.

Apesar de não ser candidata, a prefeita de Mamanguape, Eunice Pessoa (PSB), é lembrada por 5,1% dos eleitores, 2,6% optam por branco, nulo e nenhum e 41,2% se revelam indecisos ou não souberam responder ao questionamento.

Aguinaldo Lemos é o mais rejeitado

A pesquisa Opinião/Rede Mais mediu o índice de rejeição dos candidatos à Prefeitura de Mamanguape. No universo pesquisado, 23,4% dos eleitores dizem que votariam de jeito nenhum em Aguinaldo Lemos (PT).

Já 20,9% do eleitorado do município rejeita a hipótese de votar no ex-prefeito Eduardo Brito, enquanto 10,9% descartam o voto no médico Joaquim Fernandes.

A sondagem ainda indica que 3,1% rejeitam todos os três nomes situados na disputa e 41,7% não rejeitam nenhum deles.

Confronto direto: Joaquim 47,4% x Eduardo 34,6%

A Opinião Pesquisas simulou cenários de confrontos diretos entre os postulantes ao comando administrativo de Mamanguape.

Na hipótese de uma disputa apenas entre Joaquim Fernandes e Eduardo Brito, o candidato do PSB venceria, com 47,4%, contra 34,6% de Eduardo Brito, se as eleições fossem hoje.

Nesse cenário, 3,7% dos eleitores respondem que votariam branco, nulo ou nenhum e 14,3% se revelam indecisos ou não sabem.

Joaquim 60,3% contra 6,3% de Aguinaldo

Numa segunda simulação de cenário, Joaquim Fernandes venceria com 60,3% um confronto direto com Aguinaldo Lemos, que teria 6,3% da preferência do eleitorado de Mamanguape, se as eleições fossem hoje.

Nesse cenário, 15,7% respondem que votariam branco, nulo ou nenhum dos dois, enquanto 17,7% são indecisos ou não souberam responder.

Eduardo Brito 46,3% X Aguinaldo 10,6%

A pesquisa Opinião/Rede Mais também simulou uma eventual disputa entre os dois candidatos da oposição. Nesse cenário, se as eleições fossem hoje, Eduardo Brito venceria com 46,3% contra 10,6% de Aguinaldo Lemos.

Nessa simulação, 18,9% dos eleitores optariam por branco, nulo ou nenhum dos candidatos e 24,2% se revelam indecisos ou não saberem em quem votariam.

Dados técnicos da pesquisa

Registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 04811/2024, a pesquisa entrevistou 350 eleitores do município últimos dias 23 e 24 de julho. O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima é de 5,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

As entrevistas com os eleitores da zona urbana foram realizadas nos bairros Alto docCemitério, Areial, Bairro do Campo, Centro, Cícero Lucena, Cidade Nova, Gurguri, Nossa Senhora da Penha, Planalto,

Sertãozinho, Zabelê e no Distrito Pitanga da Estrada. Na zona rural as entrevistas foram realizadas nas localidades de Águas Frias, Alagoas, Camaratuba, Catolé, Curralinho, Engenho Novo, Imbiribeira, Jangada, Mendonça, Palmeira, Pedra, Pindobal e Tapiçira.

Do MaisPB

Em 01.08.2024

Tecnologia do Blogger.