Funesc recebe a intervenção artística do artista Everton David
Os visitantes são convidados a contemplar o potencial de uma poética da agricultura sustentável
Exposição ocorre nesta terça, 20 (Foto: Secom/GOVPB) |
O artista desenvolverá a ação artística para cuidados e manutenção das obras presentes em “Território Fértil”, em cartaz na Galeria de Arte Archidy Picado. Mais do que uma atividade técnica e de restauração dos trabalhos, ‘Dia de plantio, noite de colheita’ funciona como uma ação em que o artista se confunde com um agricultor e realiza atividades como plantar, regar, aparar, colher etc. Essa ação define a relação de confiança entre o artista e os brotos, e ainda estabelece um viés educativo, ao receber o público para conversas sobre o processo, plantio e arte.
Exposição “Território Fértil” - A exposição de Everton David tem curadoria de Rita de Cássia do Monte Lima e traz uma investigação poética da agricultura. A mostra é composta por nove séries distintas de obras que destacam temas como a sustentabilidade e a relação entre as pessoas e a natureza. Nela, o artista revela, através do curto ciclo de crescimento dos brotos, a simplicidade da produção alimentar em pequena escala. Os trabalhos são apresentados em diferentes formatos, incluindo fotografia, escultura viva, instalação, vídeo, intervenção artística, pintura-objeto, entre outros.
Os visitantes são convidados a contemplar o potencial de uma poética da agricultura sustentável e acompanhar, em tempo real, as fases de transformação dos brotos. E com isso, refletir sobre sua própria relação com a alimentação e a explorar as conexões entre arte, natureza e a necessidade urgente de uma convivência mais harmoniosa. O período de prorrogação foi estendido até 30 de agosto.
Everton David - Artista visual e mestre em culturas midiáticas audiovisuais (UFPB). Fundamenta sua pesquisa poética na relação humana, meio ambiente e seus desdobramentos sociais, pensando os efeitos colaterais a partir dos desequilíbrios ecológicos, desastres ambientes, cultura do consumo, crises sociais e de natureza afetiva. O fio condutor estético é estabelecido a partir de uma leitura iconográfica médica, farmacêutica, da cura e das doenças, desdobrando tais temas entre suportes e linguagens como a escultura, objeto, instalação, performance, fotografia e outras. Se utiliza da repetição de signos e símbolos que constroem paisagens e mapas traçando uma geografia da organicidade da natureza, do corpo e dos sentimentos entre a experiência pessoal e a do “outro”. Já participou de exposições individuais no Sesc Cabo Branco e CCBNB em Juazeiro do Norte (CE), além de coletivas, salões e festivais como Terapia de Outono, Perspectivas Atmosféricas (Funesc), Salão Municipal de Artes Plásticas (Funjope, em João Pessoa).
Serviço
DIA DE PLANTIO, NOITE DE COLHEITA, 2024
intervenção artística e visita guiada com o artista Everton David
terça-feira, dia 20/08, às 15h
20 vagas
público geral, classificação 10+
Local: Galeria de Arte Archidy Picado
Formulário de inscrição: https://forms.gle/j3ETruDiYoZkZbnh9
Exposição: Território Fértil
Artista: Everton David
Da Secom/GOVPB
Deixe seu comentário