Header Ads

OPINIÃO! A. Santos vê decisão de Cartaxo favorável ao bolsonarismo em JP

Jackson Macedo estava certo

Caríssimo leitor;

Antonio Santos, editor de F@F (Foto: Arquivo Pessoal)
O presidente estadual do PT, Jackson Macedo, quando defendia o apoio a Cícero Lucena logo no primeiro turno, estava coberto de razão. Era a chance de o Partido dos Trabalhadores ajudar a garantir a vitória do atual prefeito de João Pessoa já na votação do dia 6 de outubro, afugentando a ascensão do bolsonarismo, representado pela candidatura de Marcelo Queiroga, que conseguiu chegar ao segundo tempo do jogo, mesmo sem os prognósticos apontarem para tal possibilidade.

Jackson defendia a retirada da candidatura de Cartaxo, pois sabia que a insistência de Luciano na disputa iria (como ocorreu) a provocação do segundo turno. Na visão de Macedo, por exemplo, os 11,77% de votos obtidos pelo candidato apoiado por Ricardo Coutinho iriam todo ou em parte para Cícero, cujas declarações antes e durante o pleito sempre foram de agregação com o Governo Lula III.

A insistência do deputado Luciano Cartaxo na disputa pela PMJP foi baseada em dois aspectos. Primeiro de que iria para o segundo turno, mesmo só ele próprio acreditava nisso. O outro respaldado pelo declarado apoio de Lula ao seu nome. No entanto, tudo isso poderia até ter dado certo se o candidato petista não tivesse se agarrado a Ricardo Coutinho.

Quando se uniu a Coutinho, Cartaxo negativou o próprio nome diante da população de João Pessoa. O pessoense, para quem não lembra, já riscou a figura de Ricardo Coutinho de seu caderno, sobretudo pelo envolvimento do ex-governador na Operação Calvário.

O deputado estadual Luciano Cartaxo sabia que sua candidatura provocaria a ascensão do bolsonarismo na Capital. Se tivesse ouvido os conselhos do presidente estadual do PT e desistido da disputa, certamente o desfecho eleitoral em João Pessoa teria sido outro. O que Jackson não queria foi o que aconteceu. O bolsonarismo passou para o segundo turno.

Desta vez Macedo estava certo. Cartaxo e Rui Carneiro fizeram com que Marcelo Queiroga, sempre o último nas pesquisas, ressurgisse das cinzas como o Fênix. E, mesmo com a neutralidade anunciada por Luciano para não apoiar Cícero, o PT de João Pessoa bateu o martelo e declarou apoio total ao atual prefeito.

Na segunda etapa do jogo, talvez com o PT municipal e o estadual unidos no mesmo propósito, a neutralidade de Cartaxo não interfira no propósito eleitoral pretendido por Cícero Lucena, mesmo sabendo que o bolsonarismo, ajudado por Luciano e Rui, sente-se fortalecido em João Pessoa.

Um forte e sincero abraço para todos e todes. Paz e bem!

Por ANTONIO SANTOS/Editor de Fato a Fato
Contato: 99692-9040. Em 12.10.2024
Tecnologia do Blogger.