Governo da PB lança campanha de combate ao feminicído
16+5 Dias de Ativismo 2024: Feminicídio Zero é o foco das ações na Paraíba
Secretária Lídia Moura (Foto: Reprodução/Instagram) |
O destaque especial será dado ao Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, celebrado em 25 de novembro (segunda-feira), com uma Feira de Serviços, das 14h às 19h, no Parque das Três Ruas, no bairro dos Bancários, em João Pessoa. Este evento reunirá serviços de apoio, informações sobre direitos das mulheres e atividades voltadas para a conscientização da população em geral. Mulheres e toda a comunidade estão convidadas a participar e conhecer mais sobre os equipamentos estaduais de proteção às mulheres e as estratégias para o enfrentamento da violência de gênero.
Guia da Rede de Enfrentamento e Atendimento à Violência - Durante o evento da Feira de Serviços, será lançada a edição atualizada do Guia da Rede de Enfrentamento e Atendimento à Violência Doméstica e Sexual na Paraíba. Este será um dos momentos importantes da campanha. O guia reúne informações sobre serviços e recursos disponíveis no Estado para apoiar mulheres em situação de violência, fortalecendo a rede de proteção e enfrentamento.
O guia reúne informações sobre os serviços, instituições, órgãos governamentais e não governamentais que integram a rede, detalhando seus fluxos de atendimento, contatos e localizações. Essa iniciativa visa facilitar a atuação articulada da rede, garantindo que cada engrenagem funcione de forma integrada para combater as violações de direitos humanos e sociais das mulheres. Ao conhecer e reconhecer os serviços disponíveis, a rede reforça o compromisso com um atendimento eficiente e humanizado, essencial para a erradicação da violência de gênero.
Programação - A programação diversificada contará com parcerias entre secretarias estaduais, organizações da sociedade civil e entidades de ensino, reforçando a necessidade de um enfrentamento coletivo e contínuo ao feminicídio e às múltiplas formas de violência contra as mulheres.
A campanha 16+5 Dias de Ativismo segue até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, e inclui atividades que dialogam com a diversidade e interseccionalidade das vivências femininas, como o combate ao racismo e a promoção da equidade de gênero nos mais variados contextos.
Sobre o tema “Feminicídio Zero” - O objetivo é reforçar a importância de políticas públicas para a erradicação do feminicídio, um crime que atinge mulheres de todas as idades e origens e que precisa ser combatido com ações preventivas, educativas e repressivas eficazes. A Semdh reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos das mulheres e convida todos os setores da sociedade a se somarem na luta por um futuro livre de violência.
A secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, destaca que "o feminicídio é a expressão mais brutal da violência de gênero. Nossa meta é zerar esses índices, e para isso, precisamos do engajamento de toda a sociedade. Cada ação conta na construção de uma cultura de paz e respeito às mulheres."
Da Secom/GOVPB
Deixe seu comentário