Prefeitura e Governo da PB discutem obra do Cidade Madura em Mamanguape
Prefeitura de Mamanguape, em parceria com o Governo do Estado, realizou reunião para a apresentação das diretrizes do Programa Cidade Madura
Reunião sobre o Cidade Madura (Foto: Codecom/GOVPB) |
A reunião contou com a presença da deputada estadual Danielle do Vale, representantes das secretarias de Assistência Social, CREAS, CRAS, Polícia Militar, Hospital Geral de Mamanguape (HGM), Secretaria de Saúde, Secretaria de Habitação e Defesa Civil e Chefia de Gabinete do município.
Objetivo do Programa
O Programa Cidade Madura tem como principal objetivo garantir acesso à moradia digna e a espaços de convivência social e lazer para pessoas idosas a partir dos 60 anos. A iniciativa visa reforçar o compromisso com políticas públicas voltadas para esse público, oferecendo condições de vida adequadas e promovendo a inclusão social dos idosos, que devem atender ao perfil estabelecido pelo programa.
Diretrizes e critérios de moradia
Durante o encontro, foram apresentadas as diretrizes e critérios de moradia do projeto Cidade Madura, que incluem: autonomia, o candidato precisa demonstrar capacidade de mobilidade e locomoção, além de plenas condições físicas e mentais para realizar suas atividades cotidianas. Também é necessário residir no Estado da Paraíba por pelo menos 2 anos. O candidato deve comprovar renda suficiente para cobrir as despesas com a taxa de manutenção e o arrendamento social da unidade habitacional, e é preciso concordar com as normas regimentais do residencial e formalizar essa concordância através da assinatura de documentos específicos. O candidato, assim como seu cônjuge ou companheiro(a), não pode possuir imóvel em seu nome.
Em Mamanguape, as quarenta unidades habitacionais têm de 54 m², que incluem áreas comuns e serviços essenciais, como centros de vivência e núcleos de saúde. Além disso, o programa busca proporcionar bem-estar e qualidade de vida aos idosos, enfatizando a importância do apoio familiar e o fortalecimento dos vínculos familiares, ao mesmo tempo, em que reconhece a necessidade de suporte do estado para garantir a dignidade e o cuidado adequado. Áreas de lazer como praça, academia ao ar livre e redário, espaços de convivência como horta comunitária, Núcleo de Saúde e Centro de Vivência. Incluindo guarita, sala de administração e local para coleta de lixo.
Da Codecom/PMM
Deixe seu comentário