Header Ads

Lula discute com Forças Armadas ajustes na reforma da carreira militar

A expectativa é que a discussão avance nos próximos dias, com o governo buscando consenso para implementar as mudanças 

Presidente Lula (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
João Pessoa (PB) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que vai se reunir com  Fernando Haddad, ministro da Fazenda, para discutir a proposta de reestruturação da carreira militar, incluída no pacote fiscal do governo. O está previsto para ocorrer após uma reunião do presidente com representantes das Forças Armadas no último sábado (30), momento onde foram debatidas estratégias para viabilizar uma transição gradativa.

De acordo com a proposta apresentada pela equipe econômica, a idade mínima para a passagem à reserva será fixada em 55 anos, regra que deve começar a valer a partir de 2032. A transição será gradual, com um período de adequação de sete anos a partir de 2025.

Para militares próximos de cumprir o tempo de serviço necessário para a reserva, será exigido um “pedágio” de 9% sobre o período que falta para atingir os requisitos. Após as discussões internas, a proposta deverá ser enviada ao Congresso Nacional para apreciação e votação. A medida faz parte de um esforço mais amplo para equilibrar as contas públicas, que também inclui ajustes no salário mínimo, benefícios sociais e previdência.

A proposta gerou debate entre militares e especialistas em economia. De um lado, o governo defende a necessidade de ajustes para assegurar a sustentabilidade fiscal; de outro, representantes das Forças Armadas destacam possíveis impactos na carreira militar e na atração de novos recrutas.

A expectativa é que a discussão avance nos próximos dias, com o governo buscando consenso para implementar as mudanças sem prejudicar as relações com as Forças Armadas.

Do Wscom
Em 01.12.2024
Tecnologia do Blogger.