Header Ads

Galdino prestigia posse de nova diretoria da Esmafe, em Pernambuco

Presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba esteve no evento realizado na capital pernambucana

Posse ocorreu nesta terça, 1º (Foto: ALPB)
João Pessoa (PB) - Um momento importante para a Justiça e para o fortalecimento das instituições”. A frase é do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino, sobre a posse dos desembargadores Ciro Marconi e Rubens Canuto no comando da Escola de Magistratura Federal da 5ª Região (Esmafe), ocorrida na manhã desta terça-feira, 1º de abril, na nova sede da Esmafe, em Recife, capital de Pernambuco.

O presidente da ALPB esteve na capital pernambucana prestigiando o evento e destacou a qualidade dos empossados. “É uma honra participar dessa posse de Ciro Marconi e Rubens Canuto. Um cearense e um alagoano que chegam nesta instituição com o compromisso de integrar as escolas judiciais da 5ª Região. Com isso, a Paraíba e todos os estados só ganham com esse compartilhamento de experiências e boas práticas”, disse.

O desembargador federal Cid Marconi, foi eleito pelo Pleno do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5, para ocupar o cargo de diretor da Escola, no lugar do desembargador federal Roberto Machado, que assume a Presidência do Tribunal. Já o desembargador federal Rubens Canuto foi empossado como vice-diretor da Esmafe, para o biênio 2025-2027.

Uma das propostas da gestão é integrar as escolas judiciais da 5ª Região, a fim de fortalecer as instituições e compartilhar experiências e boas práticas.

Perfis

Cid Marconi

Cearense, Cid Marconi Gurgel de Souza é bacharel em Direito, pela Universidade de Fortaleza (Unifor), e graduado em Engenharia Mecânica, pela Universidade Federal do Ceará (UFCE). Possui especialização lato sensu em Direito Processual Civil, é mestre em Direito Constitucional e doutor em Direito Constitucional e Direito Público, pela Unifor. Antes da magistratura federal, atuou como advogado e foi vereador de Fortaleza. Ingressou no TRF5 como desembargador federal em junho de 2015, na vaga destinada à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pelo quinto constitucional.

Rubens Canuto

Natural de Alagoas, Rubens de Mendonça Canuto Neto é graduado em Direito, pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (CESMAC), e pós-graduado em Direito Tributário, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Também é doutor em Direito Econômico pela Uninove. Foi delegado da Polícia Federal e advogado da União. Ingressou na Justiça Federal em agosto de 2002, no cargo de juiz federal substituto da 4ª Região, sendo removido, no mesmo ano, para a 5ª Região, onde passou a atuar na Seção Judiciária de Alagoas. Foi promovido, por merecimento, ao cargo de desembargador federal em 2015 e atuou como conselheiro do CNJ, no biênio 2019-2021.

Fonte: Agência ALPB

Em 01 de abril de 2025

Tecnologia do Blogger.