Header Ads

Hugo deve decidir sobre PL da anistia depois da Páscoa

Decisão de Hugo Motta sobre pautar ou não projeto da anistia deve ocorrer depois da Páscoa

Deputado federal Hugo Motta (Foto: Reprodução/Instagram)
João Pessoa (PB) - O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), deve decidir depois do feriado da Páscoa se pauta o projeto da anistia aos condenados pela tentativa de golpe de 08 de janeiro. O requerimento de urgência da proposta foi protocolado nessa segunda-feira (14/04) no sistema da Casa pelo líder do PL, deputado Sóstenes Cavalcante.

De acordo com a CBN, a legenda conseguiu duzentas e sessenta e duas assinaturas, cinco a mais do que o mínimo necessário para que o requerimento fosse considerado como elegível para votação. Depois de aprovado em plenário, o requerimento de urgência acelera a análise de propostas na Câmara, que não precisam passar por comissões.

Uma vez aprovado o requerimento de urgência por maioria em plenário, a matéria precisa ser analisada pelos deputados em até 45 dias. Mesmo com o número de assinaturas alcançado, o presidente da Câmara, Hugo Motta, não é obrigado a colocar o requerimento em votação.

Na semana passada, Motta afirmou que não pautaria propostas que pudessem gerar “crises institucionais”. Ele tem sinalizado que não quer se indispor com os ministros do Supremo e nem com o governo Lula, de quem tem se aproximado. Desde 2010, mais de mil pedidos de urgência estão parados e prontos para serem analisados.

Hugo Motta viajou com a família para os Estados Unidos e só deve retornar ao país no dia 22, quando deve tomar uma decisão sobre o tema.

Fonte: Portal da Capital
Em 15 de abril de 2025
Tecnologia do Blogger.