João, Hugo e governadores do NE participam de reunião em Brasília
O encontro, organizado pelo Consórcio Nordeste, reúne João Azevêdo, demais governadores da região, e o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta
![]() |
Reunião do Consórcio NE (Foto: Reprodução/Vídeo/Consórcio NE) |
Entre os temas, estão agenda legislativa, sistema elétrico, missão internacional ao Oriente Médio e COP30, segundo informações obtidas pelo ClickPB. A reunião ocorre no auditório da sede do Banco do Brasil, em Brasília e é comandada pelo governador Rafael Fonteles, governador do Piauí e atual presidente do Consórcio.
Confira alguns dos temas principais debatidos hoje (9):
1. Agenda Legislativa Prioritária do Nordeste
Segundo o consórcio, os governadores vão consolidar e apresentar uma pauta conjunta de interesse da região para articulação com as casas legislativas, buscando garantir a aprovação de projetos estratégicos no Congresso Nacional.
A meta é aprofundar a atuação institucional do Nordeste na formulação de políticas públicas nacionais, ampliando sua voz e seus interesses no debate legislativo.
2.Sistema Elétrico na Região Nordeste
Serão discutidas soluções para garantir o pleno aproveitamento de sua matriz energética visando combater o desperdício de energia defendendo o uso estratégico dos recursos disponíveis para impulsionar a industrialização e o desenvolvimento regional sustentável.
3.Missão Internacional ao Oriente Médio – maio de 2025
A missão oficial prevista para Catar, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos terá como foco a atração de investimentos, expansão comercial e o fortalecimento diplomático da região Nordeste, em parceria com ApexBrasil, Itamaraty, Embrapa, BNDES, Banco do Brasil, entre outras instituições.
Conforme o Consórcio Nordeste, esta movimentação representa uma aproximação estratégica entre o Nordeste brasileiro — rico em potencialidades econômicas, ambientais e culturais — e uma das regiões mais ricas do planeta.
Além da pauta comercial, o Consórcio buscará firmar acordos com fundos de investimento voltados para infraestrutura, energias renováveis e inovação tecnológica, abrindo portas para novas oportunidades internacionais.
Fonte: ClickPB
Deixe seu comentário